Banner Blog da Senda Consultoria Estratégica
11 de fevereiro de 2021

Turnaround: reestruturação empresarial, entenda como fazer

Muitas empresas quando passam por dificuldades, sejam elas financeiras ou estruturais, partem para medidas drásticas como demissão de colaboradores ou fechamento. Acontece, muitas vezes, sem antes entender que uma reestruturação ou Turnaround poderia resolver o problema.

Além disso, uma reestruturação empresarial não precisa ser feita necessariamente em momentos de crise, mas sim, tendo em vista um melhor desenvolvimento e crescimento futuro para o seu negócio. Por isso vamos conversar um pouco sobre Turnaround, você já ouviu falar deste termo?  

O que é Turnaround?

Turnaround em sua tradução literal, significa “dar a volta" ou ‘'virada”. É uma expressão de renovação corporativa, que tem como intuito recuperar o valor da performance empresarial.

O Turnaround é muito utilizado para mudar o desempenho de uma empresa ou coloca-lá novamente em crescimento. É uma mudança de rumo, uma reestruturação para que se obtenha melhores resultados ou acima da média do mercado.

Quando um negócio passa por um cenário difícil é necessário entender e analisar qual é a engrenagem que está falhando. Por isso, deve-se analisar pontos como:

  • Perdas financeiras
  • Custos operacionais
  • Renegociação de dívidas
  • Gerar caixa de curto prazo
  • Racionalizar portfólio
  • Aumento de produtividade
  • Investimento em tecnologia e capacitações
  • Elaborar planejamento estratégico
  • Analisar as redundância de processos
  • Motivação e participação da direção da empresa
  • Se necessário: preparar o negócio para uma possível venda

Esses são alguns pontos que devem ser levados em consideração para uma reestruturação e melhora no desempenho do seu negócio. Mais importante que isso é entender qual a melhor hora para realizar.

Quando fazer um Turnaround?

O melhor momento para realizar um Turnaround é quando você começar a perceber que sua empresa já não possui mais o mesmo nível de produtividade como antes, quando isso começa a ocorrer, para evitar um possível fechamento, é preciso começar a analisar as melhores maneiras de realizar as mudanças estruturais necessárias.

Outro ponto é o atendimento, quando sua empresa não mantém mais os mesmos padrões, além do aumento de custos ou de crises econômicas externas, que podem afetar o seu rendimento financeiro. 

A partir do momento que isso começar a ocorrer é necessário ir em busca de uma empresa que preste este tipo de serviço, com consultoria especializada em Turnaround para poder ajudar na recuperação do seu negócio.

Muitas vezes o próprio gestor possui dificuldade em mudar as formas de agir, podendo não ajudar na recuperação da sua empresa. Uma visão externa com consultoria especializada trará um olhar neutro para poder analisar os pontos a serem reestruturados. 

Como é feito o Turnaround?

A partir do momento que você resolve colocar em prática o Turnaround, será feito uma revisão de tudo o que é realizado na empresa. Sejam processos internos, tarefas diárias ou a forma como sua marca está posicionada no mercado. Será feito um diagnóstico do estado que sua empresa se encontra no momento.

Com isso, será avaliado ponto por ponto e assim serão definidos os rumos que você deseja tomar para o seu negócio e as reestruturações que devem ser implementadas como: reestruturação estratégica, mercadológica, tecnológica, financeira, geral ou organizacional.

Também pode ser feito uma análise SWOT que mostrará os pontos fortes e fracos do seu negócio. 

Quando esses dados estiverem no papel é realizado o planejamento estratégico que visa todas as mudanças que serão realizadas que pode ser uma reorganização da equipe, capacitações e treinamentos, definição de novos resultados a partir dos planos de ação previstos, entre outros.

Após esses processos serem colocados em prática é realizado um acompanhamento constante para garantir que as metas e objetivos sejam alcançados. A realização de uma reestruturação empresarial é importante para o seu negócio e também trás muitos benefícios na qualidade de vida dos colaboradores, na produtividade, na qualidade dos serviços prestados e além de tudo na redução de custos desnecessários.  

Onde encontrar serviço de Turnaround? 

Ficou interessado e não sabe por onde começar? Conte com a Senda para realizar a reestruturação da sua empresa. Somos uma empresa especializada em consultoria estratégica, nosso foco é obter e melhorar o resultado da sua empresa.

Com a Senda você conta com uma série de serviços que podem ajudar você no desempenho do seu negócio, inclusive o serviço de Turnaround.

Através de um rigoroso diagnóstico organizacional priorizamos ações de reestruturação do caixa, complementadas pela aplicação da nossa metodologia de recuperação dos resultados do seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso.

COMPARTILHAR
VOLTAR
  1. Como avaliar o valor da sua empresa?

    Continuar lendo
  2. Business Intelligence: qual a melhor ferramenta para o seu negócio?

    Continuar lendo