Banner Blog da Senda Consultoria Estratégica
11 de fevereiro de 2021

Como avaliar o valor da sua empresa?

Você sabe qual o valor da sua empresa? Essa é uma prática muito importante para quem é empreendedor: avaliar de tempos em tempos o quanto vale o seu negócio, mesmo que sua intenção não seja vender. O mercado é mutável, por isso, é necessário se adaptar e olhar sempre à frente.

Analisar o dados históricos, ter uma visão para o futuro e as melhores maneiras de melhorar as áreas do seu empreendimento são pontos positivos que podem ajudar em novas ideias a longo prazo. Portanto, avaliar o valor da sua empresa, no processo conhecido também como valuation, é imprescindível em algumas situações.  

Pensando nisso, preparamos os principais pontos para você por em prática e entender melhor como avaliar o seu negócio.

Valuation: relatório sobre o valor da empresa

Você já conhece o termo Valuation? É um método utilizado para avaliação do valor de uma empresa que leva em consideração suas informações históricas, estimativas de mercado, visualização de lucros futuros, investimento e capital de giro, os riscos e oportunidades para o seu negócio, entre outros.

O Valuation, também, é o único caminho para quem deseja vender sua empresa, pois somente ele poderá ajudar você a analisar, calcular o valor e negociar com possíveis investidores. Também é o melhor método para quem deseja adquirir uma sociedade e lucrar com esta aquisição.

O relatório de valor da empresa é complexo e detalhado e contém uma metodologia de análise com os passos apresentados abaixo:

Passo 1 - desenvolver a análise de ativos e passivos operacionais, como: equipamentos, móveis, imóveis, frotas, maquinas, instalações, entre outros.

Passo 2 - desenvolver a análise de ativos intangíveis, que são: marcas, patentes, projetos desenvolvidos, conhecimento de mercado, potencial de crescimento, marketing, contabilidade, entre outros.

Passo 3 - analisar o valor da operação onde consta a geração de caixa operacional, investimentos futuros, capital de giro e impostos.

Passo 4 - desenvolver a análise de ativos e passivos não operacionais, ou seja, que não contribui para geração de receitas.

Passo 5 - Valor da empresa.

A partir dessas informações é possível chegar a um valor estimado de quanto vale a sua empresa, por isso, é necessário fazer uma avaliação detalhada para um bom levantamento do fluxo de caixa, além disso, uma boa avaliação econômica pode ajudar você em situações como:

  • Expansão de negócios e crescimento
  • Lucratividade
  • Aquisições e fusões 
  • Garantias e seguros
  • Reestruturação
  • Teste de recuperabilidade 
  • Projetos de investimento
  • Aumento no fluxo de clientes
  • Reforçar sua marca no mercado
  • Visões para o futuro do seu negócio

O Valuation é o método de avaliação mais eficaz e completo para calcular valor do seu negócio. Os passos utilizados são simples e diretos além de estarem de acordo com a regras contábeis mais modernas, por isso, é importante você entender os principais motivos para realizar essa avaliação.

Por que fazer uma avaliação de valor da minha empresa?

Ao contratar o serviço de avaliação do valor da sua empresa você estará garantindo o futuro do seu negócio e mais segurança para você, seja seu desejo expandir seus serviços ou vender o seu negócio. Ao contratar esses serviço você terá:

  • Maior auxílio em negociações com instituições financeiras ou em processos judiciais;
  • Entender o verdadeiro valor de mercado do seu negócio;
  • Principal caminho para a compra e venda de uma empresa;
  • Mapeamento de todos os riscos e oportunidades do seu negócio;
  • Maiores oportunidades e estratégias de trabalho;
  • Normas e técnicas do mercado;
  • Possibilidade de ofertas no mercado de ações com valores justos.

Desenvolver a análise do valor da sua empresa é entender o verdadeiro potencial econômico por trás dela, sempre buscando expandir, melhorar e visar novas perspectivas para o futuro. Para isso existem três métodos de avaliação, confira.

3 métodos Valuation para avaliação de empresas

No mercado existem três métodos considerados ideais para realizar o Valuation. Esses métodos consistem na busca do valor que expresse o potencial de cada empresa, gerando mais chances de garantir lucratividade futuramente.

É importante entender como está sua empresa no momento presente para escolher o melhor método Valuation para ser aplicado e desenvolvido o relatório. Confira abaixo os três métodos utilizados e veja qual melhor se aplica ao seu negócio. 

1) Valuation pela Renda

O método mais comum de avaliação, também conhecido pelo Fluxo de Caixa Descontado. Neste método é descontado o valor atual dos fluxos de caixa da empresa, desconsiderando as dívidas para depois subtrair o valor das mesmas.

Com isso é desenvolvido um diagnóstico de avaliação da empresa, a determinação iniciais do Valuation, o desenvolvimento de avaliações e cenários da empresa, cálculos financeiros, análise de resultados da avaliação e apresentação do Valuation.

2) Valuation pelo Mercado

Este método busca analisar diversas empresas do mesmo segmento para desenvolver um comparativo de valores, levando em consideração empresas cotadas na bolsa de valores ou não. Também é um método usado para empresas de capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores.

3) Valuation pelos Ativos

Neste método é levado em consideração o valor patrimonial de uma empresa. Representa a soma de todos os seus ativos como: imóveis, equipamentos, estoque, dinheiro, entre outros e descontado seus passivos.

É um métodos onde se considera apenas a realidade presente da empresa, sem previsões futuras. Não leva em consideração sua reputação ou valor da marca. Este método é bastante utilizado em empresas com dificuldades.

Os focos deste método Valuation são: valor patrimonial de liquidação ou pelo histórico contábil. 

Qual parceiro escolher para fazer a Valuation?

Ficou interessado em saber quanto vale a sua empresa? Nós estamos aqui para ajudar você, seja para uma análise de valor, compra ou venda. 

A Senda é uma empresa especializada em consultoria de gestão estratégica de negócios com foco em resultados e temos uma equipe preparada, pronta para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você a alcançar seus objetivos. 

Nossas soluções são propostas fundamentadas em sólidos conhecimentos teóricos e técnicos que foram adquiridos ao longo de anos de experiência. Nossos consultores propõem as melhores soluções para os problemas identificados, além de capacitar equipes nas ferramentas de gestão.

Quer potencializar os resultados da sua empresa e obter os melhores resultados? Entre em contato com a Senda.

COMPARTILHAR
VOLTAR
  1. Business Intelligence: qual a melhor ferramenta para o seu negócio?

    Continuar lendo
  2. Turnaround: reestruturação empresarial, entenda como fazer

    Continuar lendo