Banner Blog da Senda Consultoria Estratégica
11 de fevereiro

Business Intelligence: qual a melhor ferramenta para o seu negócio?

No mundo dos negócios praticidade e eficiência são essenciais para um melhor desempenho da sua empresa ou carreira. Com o desenvolvimento da tecnologia, as mudanças no mercado ocorrem cada vez mais rápido. Por isso, devemos estar sempre atentos às melhores ferramentas, como o Business Intelligence. 

Nesse setor, uma das ferramentas que vem ganhando destaque é o Power BI, uma nova solução de Business Intelligence. Surgiu com recursos para facilitar a realização de análises, gerar relatórios de alto nível, obtenção de respostas rápidas, entre outros benefícios que podem ser recebidos em tempo real pelo smartphone. 

Para entender como funciona o Power BI é importante conhecer os processos de BI - Business Intelligence. Continue lendo nosso conteúdo e saiba tudo sobre o tema.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence nada mais é do que a coleta de dados de informações que ajudam na tomada de decisões de uma empresa. Seja para melhorar os serviços, realizar mudanças significativas ou para usar tantas outras informações coletadas para auxiliar os melhores caminhos a serem tomados.

Antigamente cada empresa tinha sua própria maneira de coletar informações, porém, com os avanços da tecnologia e um maior acesso às informações de forma cada vez mais rápida, a necessidade de encontrar ferramentas e formas para coleta de dados cresceu.

O termo Business Intelligence surgiu na década de 60 e nos anos 80 foi adaptado a modelos computacionais para auxiliar na coleta de dados transformando em informações, assim, o processo se tornou mais rápido e eficiente.

Atualmente o BI tem como seus principais recursos: processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados de operações que otimizam o seu negócio. Além disso, possibilita mais autonomia aos usuários para um rápido acesso as informações e autoatendimento. 

Por que o BI é importante para minha empresa?

Antes de tudo, vale ressaltar que o Business Intelligence é um conceito e não apenas um software, como é muito confundido por aí. Esse conceito surge para que as empresas obtenham respostas para suas perguntas metas, objetivos e melhorias.

Todas as empresas e organizações possuem seus próprios objetivos, mas para alcançar e melhorar é necessário acompanhar e analisar o desempenho dos seus serviços, produção, além do feedback do cliente.

Através do BI é possível coletar os dados e analisar para determinar o que é necessário fazer para atingir as metas e alcançar os objetivos. Após os dados serem gerados, são processados e armazenados para que os usuários possam acessá-los dando início ao questionário da empresa.

O BI é útil para várias áreas, afinal, se você olhar para cada setor da sua empresa haverá dados e informações que poderá se basear para tomar decisões e desenvolver novos objetivos e metas. O BI pode ajudar a sua empresa nos pontos abaixo:

  • Analisar as necessidades da sua empresa
  • Coletar dados
  • Filtrar informações
  • Análise de dados
  • Pesquisas de tendência para o seu negócio
  • Traçar possíveis cenários para análise de investimentos
  • Analise da concorrência
  • Analise preditiva
  • Monitorar resultados 

Com isso, o Business Intelligence pode ajudar sua empresa a tomar as melhores decisões, afinal, através desse conceito é apresentado dados atuais e histórico e quando usado com o software correto pode contribuir para diversos setores do seu negócio.

Os BI mais modernos, por exemplo, permitem ao usuário algo mais interativo e acessível, onde podem criar relatórios, desenvolver painéis, responder suas próprias perguntas. Um deles é o Power BI, confira os benefícios e como ele pode estar ajudando você no desempenho dos seus negócios.

Power BI e suas funcionalidades 

Power BI é uma solução da Microsoft que surgiu para tornar os resultados do seu trabalho mais práticos e interativos. Os relatórios podem ser recebidos no smartphone em tempo real sem deixar você dependente de outras ferramentas.

Vivemos em um mundo onde tudo é rápido, por isso, as informações devem ser ágeis para que não se perca tempo na tomada de decisões. Assim é necessário adaptarmos o tempo cada vez mais para consolidar os resultados.  

Com o Power BI a facilidade em conectar dados, modelar, visualizar e criar relatórios personalizados possibilita que você receba respostas de uma forma muito mais rápida. Além disso, você consegue ter um melhor aproveitamento de seus investimentos conectando a todas as fontes de dados com escalas para: analisar, compartilhar e compreender o todo da sua organização com consistência e organização.

No Power BI a possibilidade de trabalhar em conjunto com mais facilidade, colaborar com relatórios e compartilhar insights através de aplicativos populares faz com que todos da sua empresa tomem decisões através de dados que condizem as ações estratégicas.

Além de possibilitar todas essas facilidades, ele possui algumas funcionalidades como:


  • Criação de Storytelling
  • Exportar relatórios em outros formatos
  • Utilização do Quick Insight 
  • Criação e configuração de Dashboard
  • Perguntas com linguagem natural
  • Transformação de colunas em linhas
  • Tabela e matrizes
  • Gráficos 
  • Medidores e cartões de número único
  • Mudança de cores 
  • Coleta de dados na web
  • Gerar relatórios visuais e colaborativos 
  • Conexão na nuvem ou local

O Power BI além de proporcionar diversas funcionalidades é de fácil acesso e implantação, não sendo necessário a intervenção dos profissionais de TI. Oferece uma visão ampla da sua empresa, com um ótimo custo-benefício. Entenda porque ele poderá ajudar você.

Por que usar o Power BI?

Buscar formas mais rápidas para por em prática no dia a dia da sua empresa ajudará em um melhor rendimento e busca de resultados, por isso, o Power BI é a ferramenta ideal para solucionar e facilitar o cotidiano do seu negócio.

Suas diversas soluções e funcionalidades geram excelência e assertividade na obtenção de respostas para soluções de Business Intelligence, fazendo com que seu objetivo seja alcançado de forma mais eficaz e rápida.

As empresas escolhem trabalhar com o Power BI devido ao seu custo benefício, deixando de lado moldes antigos e estáticos, também sua garantia de mais segurança e controle de dados são pontos ideais para a escolha dessa ferramenta.

As funcionalidades do Power BI já são pontos atrativos para quem busca uma melhor gestão estratégica para seu negócio, quer entender mais sobre Business Intelligence e a ferramenta Power BI? Entre em contato com a Senda e garanta o caminho certo para alcançar seus objetivos e obter o máximo de performance com a ferramenta.

COMPARTILHAR
VOLTAR
  1. Turnaround: reestruturação empresarial, entenda como fazer

    Continuar lendo
  2. Como avaliar o valor da sua empresa?

    Continuar lendo