Plano de negócio: O que é? Como elaborar?

August 2, 2017

 

Assim como é importante fazer planejamentos de férias ou projetos para construir uma casa, o empreendedor também precisa planejar para abrir seu negócio, afinal, é preciso testar antes de pôr em prática, pois assim é possível observar se o negócio é viável e elaborar as estratégias de mercado e gestão financeira.

Planejar-se é um dos passos mais importantes para definir o sucesso de seu negócio. Com o plano em mãos, o empreendedor tem a oportunidade de antecipar-se aos possíveis erros e conhecer os pontos fracos e fortes do negócio. Chegará ao mercado com mais segurança e conhecimento.

Mas o que é preciso para elaborar um plano de negócio? Analisar o mercado é uma das etapas, bem como saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, detalhar quais são os produtos ou serviços que vai oferecer, além de identificar o seu público-alvo, afinal, não há como uma empresa existir sem clientes.

Buscar informações detalhadas sobre quem é esse público, onde ele se encontra, se ele é pessoa física ou jurídica, como ele se comporta e o que ele busca no mercado.O levantamento dessas informações pode ser feito por meio da elaboração de questionários, entrevistas e conversas com clientes potenciais, ou por análise da concorrência.

Após a coleta de informações, é possível e traçar um retrato do mercado e indicar se a empresa está indo na direção do que desejam os futuros clientes. Os resultados vão ditar as ações de promoção e marketing para a empresa conquistar o público logo no início da atuação. Após traçar o perfil do público-alvo, é importante pensar no posicionamento do produto e como ele será visto pelo mercado.

 

Fonte: Sebrae

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga